( TV LG 42PQ30R )
O primeiro passo para a nossa construção é analisar a situação da fonte de alimentação, se tem tensões e se não há componentes visivelmente defeituosos, como, capacitores estufados ou explodidos e semicondutores em curto.
Este sintoma tem como causa comum os transistores ( FETS ) de saída das tensões altas da fonte de alimentação em curto, ou, até mesmo, capacitores em curto ou estufados.
Devemos verificar a existência de tensões nos pinos dos conectores de saída da placa fonte.
Para isso utilizamos um multímetro ou multiteste.
Primeiro teste da fonte de alimentação
Com um multímetro em mãos, ligamos o televisor e encostamos a ponta de prova do teste em cada pino do conector de saída da fonte de alimentação e verificamos se há voltagem em cada um deles, mesmo momentaneamente ( teste válido também para defeitos na placa Y-SUS ).
O primeiro teste se faz com o conector que liga a placa Y-SUS há placa FONTE conectado, o segundo teste se faz com o conector desconectado da fonte.
Se com o conector conectado o relé continuar batendo e sem nenhum índice de voltagem no medidor, realize um segundo teste.
Retire o conector da fonte na placa fonte, faça o teste novamente. Se persistir o sintoma, o defeito está na placa FONTE.
Os valores de tensões para um televisor em funcionamento normal são
1) Nos pontos de +VS tem de ter pelo menos 170V até 200V ou mais, dependendo do modelo do televisor.
2) Em +VA tem de ter de 55V até 65V ou mais também, dependendo do modelo do televisor e etc.
3) Nos +5V deve ter pelo menos de 4,9V a 5,5V ou mais.
4) Deve ser observado também se não há fusíveis queimados ou rompidos em qualquer uma das placas ( FONTE e Y-SUS ).
Um fusível rompido é um índice certeiro de que há um curto logo há frente, provavelmente algum semicondutor como um transistor ou diodo e até mesmo capacitores em curto total ou parcial.
A constante queima ou queima imediata de fusíveis indica defeito na Y-SUS de um televisor de plasma, e, tem como causa os FETS e Circuitos Integrados de saída em curto.
As placas Y-SUS em geral são semelhantes, mas, pode haver modelos diferenciados dos demais. Veja um exemplo de placa Y-SUS logo abaixo.
Os pontos circulados acima pode variar seus valores de tensão ( de um para outro ) e, não possui valores fixos,
alguns pontos podem ser positivos e outros negativos em relação ao terra do televisor.
Além dos pontos de testes mencionados acima, temos o ``VSC´´ que, em funcionamento normal, tem de ter pelo menos 70V ( setenta volts ) de tensão contínua.